segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Egito



Quando falamos do Egito e o povo de Israel, pensamos logo no sofrimento, na escravidão, fome e tantas outras coisas.
Não podemos esquecer que o Senhor Deus não perde o controle da historia, Deus tinha um plano para o povo de Israel no Egito.
O povo precisava estar lá naquele momento.

“Então disse a Abrão: Sabes, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos,” Gênesis 15.13

Deus faz tudo perfeito, conhece o presente, passado e futuro, Deus disse a Abraão como as coisas aconteceriam, e anos mais tarde, o que vemos...
Por causa de José o povo é trazido para o Egito, e depois da morte de Jacó, os irmãos de José pensam que não encontrariam abrigo mais no Egito, porém José garante que os irmãos fiquem.

Imagino que Jacó tenha relutado a levar sua família para esta terra, por causa da promessa feita a Abraão sobre Canaã. O povo precisava crescer para se tornar nação, setenta e cinco pessoas (At 7.14) não são suficientes para erguer uma nação, e promessa diz que eles se multiplicariam.

No Egito, os israelitas ficaram isolados das influencias paganizadoras, tanto em Canaã como do Egito, por outro lado, o povo de Israel entrava em contato com a mais avançada das civilizações, tiveram muitos benefícios, entre eles podemos citar, aprenderam regime governamental sem o qual a nação nem mesmo  chegaria a existir, administração baseada estatutos legais, além da escrita, sem a qual Moises não poderia ter escrito os mandamentos e o pentateuco.

O Criador é sempre perfeito em tudo que faz, porque Ele é a perfeição.
Deus que conhece a todas as coisas, também conhece o as coisas pelas quais precisamos passar para chegar onde Ele disse que chegaríamos.
No Egito, no deserto, e por onde o povo passou Deus estava com o povo, e mesmo nas vezes que o povo não quis estar com Deus, Ele estava lá, mesmo fazendo o bezerro para adorarem, Deus os alertou de que estavam errando.
Deus esta conosco em todo os momentos, em todos os lugares, Ele nos acompanhará, Ele conhece o que é melhor, e sabe como nos preparar para o que vem em seguida. Ao invés de lamentar o Egito ou o deserto em que nos encontramos devemos tirar o proveito dele, demos aprender a cada momento aquilo que o Pai esta nos ensinando.
O Egito foi parte importante da historia do povo de Israel, e o que estamos vivendo hoje é importante para o que vem depois.
Deus esta conosco, Ele esta escrevendo a nossa historia.
Juliana Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário